segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Máscara reconstrutora caseira de Banana, maisena e ovo

Seu cabelo esta sem vida, sem brilho, ressecado e poroso, fraco e quebradiço? Esta na hora de você fazer uma boa reconstrução. Tão importante quanto hidratar e nutrir seus fios, é fundamental que se reponha a parte estrutural do cabelo como a queratina, colágeno, proteínas, ect, ect... Elementos esses responsáveis pela saúde de nossos fios e que geralmente são perdidos devido a processos químicos, ou  também por fatores fisiológicos (ma alimentação por exemplo) e físicos (pentear e amarrar o cabelo).

Por isso, devemos fazer uma boa reconstrução pelo menos 1 vez por mês, ou a cada 15 dias, eu não recomendo passar disso, principalmente se for com queratina, pois pode acontecer o efeito inverso do desejado (pode causar rigidez e quebra dos fios). Mas, fora isso ela só nos trás benefícios, como por exemplo, deixa nosso cabelo, mais forte e menos quebradiço, da brilho, melhora o ressecamento e é óbvio reconstrói nossos fios, deixando-os mais saudáveis e bonitos, além de ajudar a melhorar a definição de nossos cachos!

O que mais gosto nessa reconstrução que vou ensinar hoje é que ela também ajuda a hidratar e de certa forma a nutrir nosso cabelo, bom né? Vamos entender isso explicando os benefícios dos principais ingredientes dessa receita:

Banana: Segundo pesquisadores americanos a banana é o melhor ingrediente natural para tratar de cabelos ressecados e danificados. É rica em ferro, fósforo, vitamina A, antioxidantes, potássio e possui vitaminas B1, B2, B6 e B12.

Maisena: A maisena é uma excelente hidratante, meus cabelos ficam , macios, sem ressecamento, sem frizz e com um brilho maravilhoso. Isso porque ela é rica em carboidrato, que por sua vez é formado por glicose (açúcar), o que da esse brilho a nossos fios.

Leite: Ele é rico em aminoácidos, nutriente necessário para a manutenção da queratina, no cabelo e do colágeno, na pele. Ainda possui albumina, que tem propriedades regeneradoras e retarda o envelhecimento.

Ovo:  A  gema de ovo é um bom condicionador de cabelo natural. Ela possui nutrientes essenciais como  proteína de alta qualidade, vitaminas como A, E, e D, elevado teor de ácidos de enxofre e de ácidos gordos. Sem contar que
  • Adiciona força para folículos pilosos e faz a raiz do cabelo mais forte;
  • A vitamina A e D presente na gema do ovo controla a queda do cabelo;
  • Os ácidos graxos presentes mantem cabelos com brilho natural;
  • A vitamina B12 faz o cabelo crescer;
Tudo explicado, vamos ao que interessa, quer seu cabelo mais brilhoso forte e saudável? Vem comigo!

INGREDIENTES:

  • 2 colheres de amido de milho (maisena);
  • 1/2 copo americano de água;
  • 1 colher de açúcar;
  • 1 copo americano de leite MORNO;
  • 1 banana inteira cortada;
  • 1 ovo;
  • 2 colheres de  queratina liquida;
  • 1 colher de mascara reconstrutora de sua preferencia.

COMO FAÇO:

Primeiro eu faço uma pastinha coma  a maisena, a água e o açúcar. Antes de levar ao fogo eu dissolvo a a maisena na água e o açúcar, e levo ao fogo baixo até formar uma pasta bem consistente, como podem ver na imagem, pois como ainda leva leite na receita ela fica mais mole! 

Em seguida eu bato no liquidificador a pasta de maisena ainda quente, o leite morno, o avo, eu uso ele inteiro, mas se você preferir use só a gema que o mais importante, e é claro não vamos esquecer a banana (de preferencia bem madura). Bato muito bem até que fique uma mistura bem homogenia.

Coloque essa mistura em um recipiente e acrescente a colher de Mascara reconstrutora (Bioextratus- Pós progressiva) e as duas colheres de queratina liquida (Bioestratus) e misture bem! 

Prontinho, agora é só aplicar a máscara massageando bem mecha por mecha e deixar 30 minutos com a touca (eu gosto de usar touca térmica, deixo esquentar por dois minutos e o restante do tempo fico com a touca desligada).

DICAS: 
  • O correto é lavar o cabelo com shampoo e aplicar a mascara, e por ultimo o condicionador, pois o condicionador fecha as cutículas do fio fazendo que ele permaneça com os nutrientes absorvidos da mascara por mais tempo; 
  • Outro ponto é que geralmente quando se faz reconstrução o cabelo não costuma ficar muito maleável quando enxaguamos, fazendo nessa sequencia Shampoo/mascara/condicionador isso não acontece;
  • E para quem esta se perguntando o que fazer com o cabelo embaraçado depois de lavado com shampoo, é simples, antes de lavar o cabelo desembrace-o com um creme ou até mesmo com condicionador, assim ele não embaraça tanto;
  • Não ica cheiro de ovo, é só bater muito bem a mistura no liquidificador e lavar muito bem os cabelos depois.
A mistura fica com essa consistência molhinha, e essa quantidade da para ser aplicada em cabelos cheios e longos, se seu cabelo for muito curto use 1/2 copo de leite e 1/2 banana.


E estas são as fotos do antes e depois, eu adoro essa reconstrução, sempre que posso eu faço e o resultado é muito bom e só melhora com o tempo. E antes que eu me esqueça, como terminei tarde e ninguém merece dormir de cabelo molhado sequei o cabelo com difusor...

Resultado:
  • Cabelo brilhoso;
  • Macio;
  • Forte e reconstruído;
  • Hidratado;
  • Melhora aquelas pontinhas quebradiças; 
  • E sem frizz.



#ValeuADica: Eu estou criando um álbum, o "#ValeuADica" na minha page "Jay Rodrigues", feito por vocês, com o intuito  de incentivar o cuidado dos nossos cabelos, por isso, testem as receitas, tirem as fotos do resultados e me mandem lá na page pelo inbox... Vamos propagar essas receitas para que mais e mais cacheadas aprendam a valorizar seus cachos, deixa-los saudáveis, conto com vocês!

Espero que tenham gostado. Até a próxima!





Quem é a Jay ?
Beijos da Jay!

32 comentários:

  1. Muito legal, já tentei fazer uma Nutrição com ovo e não deu certo, o cheiro ficou forte, e o resultado não foi bom. Mas vou tentar novamente, vai q essa receita funcione no meu tanto qnto no seu. Um bj e obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Noelle,tenta e me conta o resultado!
      É como eu comentei, deixe bater bem e enxague bem com o condicionador por ultimo deixando uns minutinhos, que não fica cheiro não!
      Eu quero saber o resultado não esquece de me dizer kkk...

      Bjs! ;)

      Excluir
    2. Demorei... Esqueci que não voltei mas te digo: Esse foi o melhor tratamento que já fiz no meu cabelo, desde 2013 que o faço a cada 2 meses. Parabéns LINDONA. E muito, muito Obrigada.

      Excluir
  2. Adorei a dica Jay,vou testar aki,bjusssssss....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Mylla!
      Eu quero saber o resultado depois me conta ok?

      Bjs! :)

      Excluir
  3. Também adorei o resultado e com certeza vou fazer. Amei isso aqui, Jay. Um beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cary, que honra te-la por aqui...
      Fico feliz que tenha gostado, me conta depois o que achou, e se possível me mande uma foto do resultado lá na page, para as meninas se inspirarem a cuidar de seus cabelos também...

      Bjs linda!

      Excluir
  4. Jay , me diz um creme de pentear , dei luzes no cabelo e os cachos não formam mais =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana!
      Bom, eu uso muitos, mas um que estou usando agora e gostando muito é o da Pantene cachos definidos, é muito bom, super indico!
      Bjs

      Excluir
  5. Respostas
    1. Faça sim Eloyna!
      Depois me mostra o resultado, Beijos linda!

      Excluir
  6. AMEI A DICA VOU FAZER SIM . MAS SERÁ Q TEM Q FICAR UNS 30 MIN ? BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu deixei 30 min Giselle, acho que é o suficiente, espero que goste, depois mostre o resultado, ok? Bjs!

      Excluir
  7. Olá acabo de fazer a reconstrução de banana, maisena e ovo. Ainda estou com cabelo úmido. Porém o q me surpreendeu não deixou cheiro de ovo, e super hidratou a parte q ainda tem química. Grata. Bjão pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Noelle, fico muito feliz, depois mostra o resultado, ok? Bjs linda!

      Excluir
  8. Muito legal. Qual o corte do seu cabelo.? É lindo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, já faz um tempão que não retoco, mas é a 10.1 da Loreal Imédia Excellence!
      Bjs.

      Excluir
  9. Ameei a dica ! Já fiz a hidratação só com o amido de milho (maisena) e amei o resultado, agora vou testar dessa forma :)

    ResponderExcluir
  10. Querida, onde e como compro Keratina para hidratação? nunca acho e nao sei comprar, ajuda?
    De quanto em quanto tempo deve ser aplicada a mascara?

    ResponderExcluir
  11. Adorei essa máscara! Estava procurando uma assim faz tempos, ela funciona tanto no cabelo liso, ondulado, cacheado... E pra quem usa tinta fantasia como eu, ela dá um up na reconstrução, adorei adorei adorei (:

    ResponderExcluir
  12. Queria saber se serve tbm para cabelos com quimicas ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, serve sim, independente de ter química ou não, nossos cabelos sempre precisam de cuidado. Teste e nos conte o resultado.

      Excluir
  13. Eu fiz e sobrou eu posso guardar em algum lugar específico para conservar até a próxima aplicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também queria saber!! tenho medo de estragar por causa do ovo, e o creme encheu meu potinho de hidratante de 400g que durou 3 meses comigo

      Excluir
  14. SE EU FIZER ESTA RECEITA COM UMA MÁSCARA HIDRATANTE SERÁ QUE TEM O MESMO RESULTADO, PORQUE EU AINDA NÃO TENHO UMA MÁSCARA RECONSTRUTORA. ?

    ResponderExcluir
  15. ESTOU A DOIS ANOS EM PROCESSO DE TRANSIÇÃO CAPILAR, AINDA NÃO TIVE CORAGEM DE CORTAR TUDO MAS ESTOU SEMPRE FAZENDO HIDRATAÇÃO CASEIRA NO MEU CABELO...TODA SEMANA É UMA RECEITA NOVA, BANANA, AÇÚCAR, OVO, CENOURA...NA MAIORIA DAS VEZES FICA MUITO BOM! VOU TESTAR ESSA, IMAGINO QUE VAI FICAR ÓTIMO, PELO MENOS SEU CABELO FICOU SHOW! LINDO! PERFEITO! AMEI .

    ResponderExcluir
  16. Oláaa! Me chamo Maria e tenho 21 anos. Recentemente peguei catapora e como também tinham bolhas no couro cabeludo, minha mãe teve a brilhante ideia de lavar até os cabelos com o permanganato de potassio. GENTE! Destruiu meu cabelo.. e como aina estou doente não posso passar por nenhum procedimento em salão etc e tal... Fiz essa mascara de vocês, meu cabelo não voltou ao normal mas MELHOROU MUITO e não precisei sair de casa! Muito obrigaada!

    ResponderExcluir
  17. Que cabelo é esse? Xonei... meus cachos coitados, estão daquele jeito :( Mas me animei com esta sua receita e seus cabelos me inspiraram...Partiu, hidratar cachos agora... :) Obrigada e bjos

    ResponderExcluir
  18. Oiíiii ay tudo!!! Queria uma receita super!! Meu cabelo está caindo muito!!

    ResponderExcluir